quarta-feira, 13 de junho de 2018

OFICINA VIRTUAL


Olá caros leitores!

Hoje iremos trazer nossa versão virtual da oficina que acontecerá na próxima sexta-feira dia 15/06, confira o nosso CONVITE, é claro que é indispensável sua presença para entender mais ainda sobre o nome social, a Diplomática e a Tipologia Documental, masssssss fica aqui nossa versão virtual da mesma.

Nossa dinâmica de apresentação está dividida em 5 partes!
1 – Conhecendo conceitos;
2 – Apresentação do tema;
3 – Do processo de mudança antigo ao atual;
4 – O que é Diplomática e Tipologia Documental e o que elas têm a ver com nome social?
5 – Participe da nossa dinâmica e ganhe brindes!

1 – Conhecendo conceitos

  •  O que é nome social?
                                  
É o nome pelo qual pessoas trans, transexuais, travestis ou qualquer outro gênero preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado que não reflete sua identidade.
  • O que é identidade de gênero?
                              

É a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino ou de alguma combinação dos dois, independente de sexo biológico. Trata-se da convicção íntima de uma pessoa de ser do gênero masculino (homem) ou do gênero feminino (mulher) (ABGLT, 2010, p. 16). A identidade de gênero da pessoa não necessariamente está visível para as demais pessoas...
  •  Transexual

Pessoa que possui uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento. Homens e mulheres transexuais podem manifestar o desejo de se submeterem a intervenções médico-cirúrgicas para realizarem a adequação dos seus atributos físicos de nascença (inclusive genitais) e a sua identidade de gênero constituída (ABGLT, 2010, p. 17).
  • Explicação da Arquivologia e conceitos arquivísticos

  • Diplomática

É uma disciplina voltada para o estudo das estruturas formais dos documentos com intuito de averiguar e identificar a veracidade e autenticidade dos mesmos por meio da análise diplomática, que identifica tais características tais como espécie, forma, formato, gênero, etc.
  •  Tipologia Documental

É responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. (LOPEZ,2012)

2 – Apresentação do tema

A escolha do nosso tema foi uma sugestão do nosso professor de Diplomático André Lopez, após um colega de grupo pedir a alteração de seu nome na lista de frequência para o nome social, o professor disse que seria um tema interessante de ser abordado. O colega em questão é o integrante do grupo, Frederico Lourenzo, que é um homem trans.
Então iremos abordar nessa oficina a transexualidade e seus documentos!

3 – Do processo de mudança antigo ao atual

Então tratamos do processo/trâmite para a mudança de nome embasada no processo antigo respaldado apenas no direito ao nome oficial previsto na legislação(artigo 58 da Lei 6.015/1973), em que o solicitante precisava entrar na justiça para justificar a mudança para um novo nome(nome social), processo exemplificado nesse esquema:


Como podem ver, é um processo bemmm burocrático, e que durava anos e mais anos, pois necessitava de uma série de requisitos a serem apresentados, provas, laudos médicos, dentre outros.


Porém, após o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4275, o STF decidiu a respeito da possibilidade de mudança de nome sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica de resignação de sexo ou qualquer intervenção de caráter hormonal, com isso a pessoa precisa apenas ir ao cartório e declarar seu novo nome para obter uma nova certidão e então usa-la para a emissão de outros documentos.
Como no processo ilustrado:

4 – O que é Diplomática e Tipologia Documental e o que elas têm a ver com nome social?

Pois bem, a essa altura creio que todos estão se perguntando isso! Como dito anteriormente a Diplomática estuda a estrutura formal dos documentos para a identificação da autenticidade e veracidade dos mesmos, analisando-os individualmente, enquanto a Tipologia Documental analisa sua função arquivística dentro da instituição, para a obtenção do tipo documental (espécie+função), são nos processos necessários para também integrar o processo em si na justiça que a Arquivologia pode se relacionar com o nome social, sabe por quê?
Uma série de documentos é necessária, a primeira identidade, documentos de saúde atestando a vontade/necessidade, certidão de nascimento, dentre outros, e quem vai garantir que TODOS esses documentos são autênticos e verídicos? ADIVINHA? A diplomática e a Tipologia Documental! O processo e seus respectivos documentos são espécies documentais, possuem funções arquivísticas, são séries documentais assim como os documentos pessoais envolvidos, dentre outros elementos da análise diplomática e tipológica.

5 – Participe da nossa dinâmica e ganhe brindes(só pra quem for! kkkk)!

Links bibliográficos:

https://querobolsa.com.br/revista/encceja-2017-saiba-como-solicitar-o-nome-social
https://evolcare.com.br/2017/09/08/sexo-identidade-de-genero-orientacao-sexual-qual-e-sua/
https://www.crivelli.com.br/Blog/Detalhes/462
http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/Arquivos%20do%20Mundo%20dos%20Trabalhadores%20Colet%C3%A2nea%20do%202%20Semin%C3%A1rio.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário